terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Primeiro Templo Maçônico.


O templo maçônico, como é hoje conhecido, é relativamente recente. Na realidade, o primeiro templo maçônico, que foi o da Premier Grand Lodge, de Londres, teve sua pedra fundamental lançada no dia 1º de maio de 1775 e foi inaugurado a 23 de maio de 1776. Antes disso, as Lojas reuniam-se em tabernas, ou nos adros das igrejas, numa prática herdada dos operativos, já que as tabernas, como pontos de reunião, tinham uma função social muito grande.

A primeira Obediência maçônica do mundo, a Premier Grand Lodge, criada a 24 de junho de 1717, foi formada, inicialmente, por quatro Lojas, que tomavam, como título distintivo, os nomes das tabernas e cervejarias em que se reuniam: "The Goose and Gridiron" (O Ganso e a Grelha), "The Apple Tree" (A Macieira), "The Crown" (A Coroa) e "The Rummer and Grapes" (O Copázio e as Uvas).

A recém-fundada Obediência, que não contou, inicialmente, com a simpatia dos demais maçons ingleses, continuou suas reuniões nas tabernas, sendo, os símbolos maçônicos, traçados, geralmente com carvão, no chão, ou sobre um painel.

No dia 1º de maio de 1775, na presença de numeroso grupo de maçons, era lançada a pedra fundamental do "Freemasons´ Hall", a qual continha uma placa, com a seguinte inscrição:

"ANNO REGNI GEORGII TERTII QUINDECIMO, SALUTIS HUMANAE, MDCCLXXV, MENSIS MAII DIE PRIMO, HUNC PRIMUM LAPIDEM, AULAE LATOMORUM (ANGLICE FREE AND ACCEPTED MASONS) POSUERIT HONORATISSIMUS ROB. EDV. DOM. PETRE, BARO PETRE, DE WRITTLE, SUMMUS LATOMORUM ANGLIAE MAGISTER; ASSIDENTIBUS VIRO ORNATISSIMO ROWLANDO HOLT, ARMIGERO, SUMMI MAGISTRI DEPUTATO; VIRIS ORNATISSIMIS JOH. HATCH ET HEN. DAGGE, SUMIS GOVERNATORIBUS; PLENOQUE CORAM FRATRUM CONCURSU; QUO ETIAM TEMPORE REGUM, PRINCIPIUMQUE VIRORUM FAVORE, STUDIOQUE SUSTENTATUM - MAXIMOS PER EUROPAM HONORES OCCUPAVERAT NOMEN LATOMORUM, CUI INSUPER NOMINI SUMMUM ANGLIAE CONVENTUM PRAEESSE FECERAT UNIVERSA FRATRUM PER ORBEM MULTITUDO, E COELO DESCENDIT ".

Após a cerimônia de lançamento, a companhia seguiu, em carruagens, até ao "Leatherfellers´ Hall", onde houve uma festiva recepção, ocasião em que foi instituído o cargo de Grande Capelão (Grand Chaplain).

A construção do edifício foi bastante rápida e ele foi concluído em pouco mais de um ano. A 23 de maio de 1776, ele era inaugurado e dedicado à Maçonaria, à Virtude, à Benevolência e Caridade Universais, na presença de uma brilhante assembléia de maçons; uma Ode, escrita por um membro da "Alfred Lodge", de Oxford, e musicada pelo Dr. Fisher, foi executada, na ocasião, perante muitas senhoras, que, nesse dia, honraram a Sociedade com a sua companhia; uma instrutiva explicação sobre a Maçonaria foi transmitida pelo Grande Secretário, seguindo-se uma excelente oração, desenvolvida pelo Grande Capelão.

Em comemoração ao evento, tão importante e feliz para a confraria, ficou acertado que o aniversário da cerimônia deveria ser sempre comemorado. No prédio da Great Queen Street, então, passaram a ser realizadas as assembléias anuais e as comunicações semestrais da fraternidade; e, para o aperfeiçoamento de quaisquer Lojas e obreiros, ele foi liberalmente franqueado.

Os Irmãos da "St. John´s Lodge", de Newcastle, animados pelo exemplo dado pela metrópole, abriram uma subscrição entre eles, com o propósito de construir, na cidade, um templo para os seus trabalhos; e, a 23 de setembro de 1776, era lançada a pedra fundamental da construção, por Francis Peacock, então Master da Loja. Daí em diante, aquele primeiro exemplo foi frutificando.

Fonte: Do livro "Origens Históricas e Místicas do Templo Maçônico"
Editora Gazeta Maçônica - S.Paulo - 1991